Menu Principal

Home / Programa de Pós-Graduação

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Bem-vindos...

A cidade de Viçosa, com aproximadamente 90 mil habitantes, está localizada na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, a uma altitude de aproximadamente 650 metros. A temperatura é amena, com média anual em torno de 19 graus Celsius, e a umidade relativa do ar é elevada.

A BR-120 faz a ligação da cidade de Viçosa com o sistema rodoviário nacional, unindo-a aos maiores centros urbanos da região e do país. A cidade está situada a uma distância de, aproximadamente, 220 km de Belo Horizonte, 350 km do Rio de Janeiro e 650 km de São Paulo, sendo servida por uma rede de transporte rodoviário para estes centros com frequência diária.

A Universidade Federal de Viçosa iniciou as suas atividades em 1926 com o nome de Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV). Em 1948 a ESAV transformou-se em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG).Em 1961, pioneiramente em nosso país, a UREMG começou o curso de pós-graduação em Economia Rural e Olericultura, no nível de Mestrado.Em 1969, a UREMG transformou-se na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFV iniciou suas atividades em 1991, pioneiramente no Estado de Minas Gerais, na área de concentração em Geotecnia, ao nível de Mestrado. Em 2003, o programa passou, também, a oferecer o nível de doutorado na mesma área de concentração. Posteriormente, em 2005 foram incluídas no Programa as áreas de concentração em informações Espaciais e Sanitária e Ambiental, sendo que em 2007 teve início a área de concentração em Engenharia da Construção. Presentemente, todas as áreas de concentração oferecem treinamento aos níveis de mestrado e doutorado, contando o Programa com cento e onze alunos (setenta e um de mestrado e quarenta de doutorado) no segundo semestre de 2012.

O programa conta com a colaboração de diversos Departamentos da UFV, podendo-se referir a: Solos, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Arquitetura e Urbanismo e Veterinária.

Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Pesquisa