Menu Principal

Home / Recursos Humanos / Corpo Docente / Geotecnia / Paulo Barbosa / CIV332

Mecânica dos solos I

Geotecnia também chamada de Engenharia geotécnica é um ramo de interligação entre a geologia e a engenharia civil.

No estuda da geotecnia três ciências são abordadas:

A engenharia geotécnica trata o comportamento mecânico, hidráulico e mesmo químico, do material de fundação assim como da interferência de obras de infra-estrutura de qualquer natureza sobre sua fundação, seja ela em solo ou rocha.

A atuação do Engenheiro Geotécnico vai desde projetos de escavação, túneis, compactação de aterros, tratamentos de fundações estruturas de contenção, à instrumentação de obras.

Mecânica dos Solos é uma disciplina da Engenharia Civil que procura prever o comportamento de maciços terrosos quando sujeitos a solicitações.

Toda obra de engenharia civil, de uma forma ou de outra, se apóia sobre o solo (edifícios, pontes, torres de transmissão, etc) , encontram-se dentro dele (túneis) ou no caso de muitas delas, além disso, utilizam o próprio solo como material de construção, como exemplo, as barragens e os aterros 

No Departamento de Engenharia Civil da UFV, o curso de Mecânica dos Solos é dividido em duas disciplinas, CIV 332 - Mecânica dos solos I e CIV 333 - Mecânica dos solos II. 

Os conteúdos abordados na disciplina CIV 333 são listados abaixo e parte do material didático utilizado nas aulas se encontra nos respectivos links:

   1. Compressibilidade e adensamento;

   2. Resistência ao cisalhamento dos solos;

   3. Estabilidade de taludes;

   4. Empuxo de terra; e

   5. Estruturas de contenção.

 

 Programa do curso de Mecânica dos Solos I do DEC/UFV -  Viçosa

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Veja Também
Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Pesquisa