Departamento de Engenharia Civil - Universidade Federal de Viçosa

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) da UFV foi criado pela Portaria número 945/78, de 3 de outubro de 1978. Os cursos de Engenharia de Agrimensura e Engenharia Civil foram implementados antes da criação do DEC, graças ao esforço do professor José Aníbal Comastri, que foi o primeiro chefe do Departamento, de 1977 a 1982.

Em 1976, a UFV criou o curso de graduação em Engenharia de Agrimensura e, no ano seguinte, o de Engenharia Civil, visando alcançar o padrão de pessoal, laboratório e biblioteca das escolas de engenharia tradicionais do País. A quase totalidade do corpo docente do DEC conta hoje com mestres, doutores e pós-doutores.

Merece destaque, também, a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFV – parte integrante do DEC até 1992 – atualmente lotado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, dando ênfase aos aspectos urbanos e paisagísticos das pequenas e médias cidades.

A vontade política da Instituição e a constante busca de avanço técnico do corpo docente resultaram na criação de um programa de mestrado, com área de concentração em Geotecnia, que se iniciou em março de 1991. Praticamente todos os trabalhos de pesquisa desse curso têm focado problemas regionais, direcionando para estes suas linhas de pesquisa.

O curso de Engenharia Ambiental da UFV habilita o futuro profissional para trabalhar em campos de atuação da Engenharia Ambiental e Sanitária, conforme discriminados pelo Conselho Federal de Engenharia,Arquitetura e Agronomia (CONFEA) por intermédio da Resolução n° 1010/2005. O curso envolve temas como avaliação de qualidade de águas e águas residuárias, no projeto, operação e controle de sistemas de abastecimento e tratamento de água, de coleta e tratamento de águas residuárias, de operação e monitoramento de aterros sanitários e de gerenciamento de resíduos sólidos.

Para avaliar a visão dada por seu corpo docente com relação à pesquisa e à sua importância como motivadoras do ensino e complemento da formação dos alunos, basta citar o número de bolsas de iniciação científica e de aperfeiçoamento ora concedido pelos órgãos de fomento à pesquisa ao DEC, situando o no mesmo patamar dos departamentos mais antigos e consolidados da UFV. Nesse contexto, com certeza, esse é um dos dados mais relevantes, pois permite a participação dos alunos de graduação no processo de aprendizagem, como também no aprimoramento de novas tecnologias e produtos empregados nas obras e serviços da área tecnológica.

As áreas e linhas de pesquisa, de modo geral, estão voltadas para áreas prioritárias do desenvolvimento brasileiro como recuperação de áreas degradadas; tratamento do lixo urbano; reciclagem e compostagem; reaproveitamento de resíduos provenientes das indústrias, na melhoria dos solos; desenvolvimento de tecnologias alternativas para a construção de casas populares; tratamento e reforço de solos para obras e, ou, regiões de difícil construção; estudo dos parâmetros para melhor utilização da geodésia por satélite e ondulação do geóide.

Na área da extensão, deve-se fazer referência ao grande número de trabalhos e assessorias prestadas às regiões vizinhas, tanto no suporte de projetos como no de execução das obras, para órgãos públicos ou privados, permitindo a participação dos estudantes, o que é, por conseguinte, uma forma de permitir o contato com a realidade da profissão. Como atividade de extensão, já rotineiras e conveniadas, nas quais participam muitos professores de setores específicos, citam-se as participações destes nos cursos de mestrado e especialização, de outras instituições, como também em escolas técnicas federais.


Departamento de Engenharia Civil

Prédio do CCE, 2º andar
Universidade Federal de Viçosa
36570-000 Viçosa, MG
Tel: (31) 3612-6139
E-mail: secdec@ufv.br