Departamento de Engenharia Civil - Universidade Federal de Viçosa

O Laboratório de Materiais Asfálticos e Misturas (LMAM) dispõe de infraestrutura destinada à caracterização tecnológica de materiais que compõem misturas asfálticas de pavimentos (agregados minerais e ligantes asfálticos), à dosagem e compactação de misturas asfálticas e à caracterização das propriedades mecânicas dessas misturas. O Laboratório de Mecânica dos Pavimentos dispõe de equipamento triaxial de cargas repetidas destinado à caracterização de propriedades resilientes de materiais para pavimentação. O Laboratório de Geossintéticos fornece suporte à caracterização de materiais geossintéticos empregados no reforço de solos e misturas asfálticas para pavimentação.

As imagens seguintes ilustram parte da infraestrutura de que dispõe o Setor de Transportes do DEC e alguns dos materiais que são objeto de sua caracterização e pesquisa.

.Compactador de misturas asfálticas Superpave

Compactador de misturas asfálticas Marshall