Departamento de Engenharia Civil - Universidade Federal de Viçosa

Histórico

Em 25 de agosto de 1975, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Viçosa (CEPE/UFV Ata n° 68) criou o primeiro curso de Engenharia de Agrimensura em uma instituição federal. Em 1976, a UFV ofereceu 25 vagas anuais para o “Curso Superior em Engenharia de Agrimensura”, com duração média de 3 anos e meio. O curso foi reconhecido em 26 de março de 1979, conforme Decreto 83.299 do então Presidente da República.

A partir de 1986, a duração média passou a ser de 5 anos, obedecendo a Resolução número 02 do Conselho Federal de Educação que reformulou o currículo dos cursos de Engenharia. O curso passou a oferecer 40 vagas anuais, sendo denominado de “Engenharia de Agrimensura”. Entre 1986 a 1995, houve várias modificações na grade curricular. Em 2006, ocorreram mudanças na grade curricular e nos códigos das disciplinas do curso.

Em 2008, buscando acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico e ampliar horizontalmente a formação desse engenheiro, o curso passou a ser denominado “Engenharia de Agrimensura e Cartográfica” (Ata n° 454/2008/CEPE/UFV), tendo seu reconhecimento do curso renovado pelo MEC em 2010 através da Portaria SESU/MEC n° 940.

 

Infraestrutura

O Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica está abrigado no Departamento de Engenharia Civil, órgão vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCE. É ministrado no período diurno e oferece, anualmente, 40 vagas.

O funcionamento do curso está garantido pela estrutura que a Universidade oferece e conta com instalações de uso comum, como as salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática e espaços destinados à assistência estudantil – Restaurante Universitário e Alojamentos. Além dessa estrutura coletiva, aos estudantes do curso são disponibilizadas para aulas práticas as instalações do laboratório localizado nos Departamentos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Informática, Química, Solos, Física, Engenharia Agrícola, entre outros. Nestes laboratórios didáticos são desenvolvidas além das atividades de ensino diversas atividades e projetos de pesquisa e extensão.

Os professores do Curso estão alocados no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, no Departamento de Engenharia Civil, que contempla diversos laboratórios e uma biblioteca setorial. Todos os professores possuem gabinetes individuais e têm acesso a computadores, rede de telefonia e Internet. Os professores utilizam os gabinetes para atendimento aos estudantes, desenvolvimento de pesquisas, preparação de aulas, rotinas acadêmicas e atividades administrativas.

As salas de aula funcionam em pavilhões específicos que são de uso coletivo de toda Universidade, dispondo de retro projetor, quadro de giz, Datashow, vídeo, televisão e aparelho de som.

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica dispõe de ampla infraestrutura bibliográfica através da Biblioteca Central do campus Viçosa e da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, promovendo, assim, o acesso, a disseminação e o uso da informação como apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. Nestas duas bibliotecas são encontradas as bibliografias básicas e complementares que constam dos programas analíticos das disciplinas do curso.

 

Clique aqui, para acessar o site do Curso.


Departamento de Engenharia Civil

Prédio do CCE, 2º andar
Universidade Federal de Viçosa
36570-000 Viçosa, MG
Tel: (0xx31) 3899-2740
E-mail: dec@ufv.br